Regras básicas de Segurança no Trânsito
Preservar a vida no trânsito, cumprir as determinações legais, estar atento, preocupar-se em ver e ser visto, são posturas que todos os condutores de veículos de qualquer meio de transporte devem adotar para que o número assustador de mortes e feridos graves nas vias e nas rodovias de Portugal.
Mudar esse cenário requer consciência e adoção de práticas seguras de direção. A ANSR A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, empenhado na missão de contribuir para a redução dessas ocorrências.
Enumero 10 regras de segurança que devem ser praticadas por todos aqueles que defendem a preservação da vida.
​
​
– Usar cinto de segurança: todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança, inclusive os do banco traseiro.
​
– Transporte de crianças: O transporte destas crianças deve ser efetuado no banco da retaguarda, salvo se a criança tiver:
Idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar ativado o airbag no lugar do passageiro;
Idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos segurança no banco da retaguarda ou não possua banco na retaguarda.
Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos.
​
– Conduzir e Beber, nunca: dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação em caso de alguma eventualidade. Não existem níveis seguros para a ingestão de álcool. Portanto, se beber, não conduza.
​
– Sono e cansaço: assim como conduzir alcoolizado, o sono e o cansaço prejudicam a condução segura de um veículo ampliando as possibilidades de acidentes. Se estiver cansado ou com sono, descanse antes de sentar-se frente ao volante.
​
– Uso do telemóvel: aumenta em 4 vezes a possibilidade de ocorrer algum acidente. Jamais faça ou atenda a uma ligação enquanto estiver ao volante. Também não responda mensagens de texto se estiver a conduzir.
​
– Proteção para motociclistas: todo condutor de motociclo, além das regras gerais de trânsito, deve estar atento à utilização dos equipamentos para sua proteção. Sendo assim, botas, luvas, blusão e capacetes bem afivelados e com a viseira abaixada, devem ser usados mesmo em dias de muito calor.
​
– Respeite o pedestre: todos somos pedestres em algum momento. Nunca desrespeite o pedestre; pare na faixa, dê preferência a ele.
​
– Velocidade: Nunca ultrapasse os limites de velocidade a velocidade recomendada nem tão pouco se deve praticar uma velocidade excessiva.
​
– Bicicletas: ciclistas devem lembrar sempre que bicicletas também são veículos e, portanto, devem respeitar a sinalização de trânsito. Do mesmo modo, condutores de veículos motorizados deve respeitar os ciclistas e manter distância segura de 1,5 metro das bicicletas.
​
– Lugares para de deficientes: respeite a sinalização o e não pare, nem por ‘um minutinho’ nestas lugares de estacionamento.