top of page

Técnicas de condução de Motociclos

Conduzir é uma questão de equilíbrio que aprendemos quando, em crianças aprendemos a andar bicicleta. Mas só aprendemos o básico, a manter o equilíbrio em andamento… 

​

Então cá vai uma breve explicação de algumas técnicas de  como circular de motociclo em segurança.

Divisão das curvas em fases

Fase 1:

O primeiro movimento do guiador para a direita faz-se de forma inconsciente. A força centrífuga desloca o centro de gravidade com o conjunto piloto e moto para a esquerda.Quanto mais forte e esagerado for este movimento, mais abrupto e rápido será a inclinação da moto.

Deve-se experimentar esta fase entre cones de sinalização e em piso de boas condições e sem veículos a circular. 

1585338539408.png

Fase 2:

Com 15º de inclinação, o guiador está com um ângulo de viragem de 2º. O ponto de contacto do pneu ao solo já não está no centro do mesmo, o que tende a mudar de direcção para o interior aumentando a força centrífuga e, por este facto, a "levantar" a moto. O movimento a efectuar para contrariar é o de exercer pressão no punho da parte interior da curva.

Fase 3:

Em asfalto seco com 30º de inclinação ainda estamos em margem de segurança na circulação. De verificar que o tamanho da seta que está na direção de viragem (horizontal) é sensivelmente menor que a da força de gravidade (vertical).

De notar que o contacto com o pneu com o piso vai-se deslocando para o interior da curva à medida que se aumenta a inclinação.

Fase 4:

Nesta fase é quase imprescindível a utilização de pneus desportivos, estes vão-se "colar" ao piso e permitir inclinações até 50º. Existe neste momento uma redução do ângulo de viragem (do guiador), e com esta redução também se perde as forças feitas sobre a direcção. O conjunto, piloto e moto estão neste momento com as forças equilibradas, assim se chama "situação neutral" de viragem.

De notar que a seta de direcção e a seta da força de gravidade tem o mesmo tamanho. Se a seta de direcção de viragem for maior do que a da força de gravidade, a moto tende em cair segundo a velocidade que se circular.

1585338684086.png
1585338825445.png
1585338905654.png
bottom of page